Cronograma Capilar: virei fã!!
Pesquisando sobre uma máscara capilar na internet, me deparei com vários artigos sobre Cronograma Capilar e, há 2 semanas, virou um vício!
É uma linha de pensamento que faz todo sentido: assim como nosso corpo precisa de uma dieta balanceada nosso cabelo também tem essa necessidade. Ele precisa de hidratação, nutrição e reconstrução.
Aí vem um assunto que causa muitas dúvidas... Nós (as empresas de cosméticos e salões de beleza em geral também!) chamamos de hidratação qualquer tratamento que fazemos nos fios, seja com máscaras ou produtos caseiros. Mas as diferenças entre essas 3 fases são imensas.
Entendendo as Fases e a Composição das Máscaras
HIDRATAÇÃO: serve para repor a água dos fios.
NUTRIÇÃO: reposição lipídica, dos nutrientes dos fios.
RECONSTRUÇÃO: reposição proteica, de massa capilar.
Normalmente, podemos confiar nas máscaras que são indicadas para reconstrução. Já não podemos dizer o mesmo daquelas indicadas para hidratar e nutrir, quase sempre a palavra 'hidratação' está presente em todas elas. Então como saber se estou usando a máscara correta? Prestando atenção nos ingredientes (nunca li tanto a fórmula dos produtos!):
HIDRATAÇÃO: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real, proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc. (não pode conter nenhum óleo)
NUTRIÇÃO: Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, tutano, etc. (óleos e manteigas em geral)
RECONSTRUÇÃO: Queratina (seus aminoácicos, cisteina, serina , prolina, alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico,etc), colágeno, creatina, elastina.
*Ingredientes atualizados de acordo com o comentário do Felipe Ursini. Obrigada, Felipe!!
Organizando o Cronograma
Depois de entender os 3 tipos de necessidade do nosso cabelo, precisamos ter os seguintes produtos: shampoo, condicionador e 3 máscaras diferentes (uma para cada fase). Lembrando que o shampoo e o condicionador podem ser os mesmos em todas as fases, as máscaras são as responsáveis pelo tratamento.
O cronograma é a sua 'agenda programada' para o uso dos produtos. Normalmente, a frequência é muito maior do que estamos acostumadas, mas isso faz toda diferença!
É importante sempre começar o cronograma com a Hidratação (vamos chamar de H), ela prepara o cabelo para os outros tratamentos.
Em seguida vem a Nutrição (vamos chamar de N), que alimenta os fios depois de terem sido hidratados.
A Reconstrução (chamaremos de R) é feita com menos frequência porque a queratina em excesso pode causar danos, como quebra e queda. Cabelos com tintura, descoloridos e com químicas podem fazer esse passo mais vezes. Pode ser seguido de uma hidratação ou nutrição.
Esse é o meu cronograma:
Ao fim dessas 4 primeiras semanas, vou aumentar a quantidade de reconstruções (2x por mês), já que o cabelo estará mais tratado.
Há muita coisa legal pra ler sobre o assunto. Esses blogs me passaram muita informação: Help dos Cabelos, Produtinhos no Cabelo and Make up e Beauty 'n' Roll. Todos esses blogueiros fazem parte de um grupo super útil e cheio de informações no facebook, o Cronograma Capilar, eu visito todos os dias.
Alguém por aí já é adepta do Cronograma Capilar? Conta pra gente sua experiência!!
Estou adorando todos esses cuidados com os cabelos. Com certeza, virão outros posts sobre o assunto.
Fernanda citou muito bem quando fala sobre toda mascara vir como hidratação e a gente mal saber como usa, quando vai ver esta cheia de óleos e manteigas... Também adorei que falou sobre o cronograma ser uma agenda programada para uso de produtos!! Muito legal...
ResponderExcluirMinha linda! Obrigada pela indicação!
Pegou tudo sobre cronograma!
Beijos
Sucesso sempre!
Lu
Oi Fernanada, td bem? cheguei aqui através do blog da Lucy. Também sou do grupo do Cronograma, e amo muito tudo isso! Adorei seu blog, e acompanhando desde já! ;) Bjão
ResponderExcluirhttp://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/
Lucy, que bom vc gostou!! Aprendi muito com vc (e vou continuar aprendendo!)!!
ResponderExcluirÉ um prazer tê-la por aqui!!
Bjs
Erika, que bom que gostou do blog!!
ResponderExcluirE o cronograma vira vício mesmo!! rsrs
To indo agora conhecer o seu blog!!
Bjs
Fernanda,
ResponderExcluirAdorei o post, bem detalhado, você fez a lição de casa direito e agora ajuda as meninas também, parabéns!
Agradeço a citação.
Bjo!
Fernanda (temos o mesmo nome! rs), estou aqui através do blog da Diana, o Help, vi seu comentário por lá.
ResponderExcluirMenina, excelente post. O cronograma tbm dá certo pra mim, existem pessoas que questionam muito sobre, maaas pra mim funciona muito bem, são notáveis os resultados!!!
Super explicado tudo! Beijoooo
Ficou bem legal F!
ResponderExcluirSó um erro, na fase da nutrição são apenas óleos e manteigas... Então no caso, "proteínas do leite, trigo, seda, aveia, cisteína e creatina" não entram nesta fase!
As três primeiras são ativos H e as duas últimas, ativos R.
:D
Abraços.
F.
Oi, Diane!!
ResponderExcluirQuando o assunto é interessante é mais fácil ser uma aluna dedicada!! rsrs
Obrigada pela visita!!
Bjs
Fefa (belo nome e adorei o apelido rs),
ResponderExcluireu virei fã só há 2 semanas e já consigo ver a diferença!!
Que bom que gostou do post!
Bjs
Felipe,
ResponderExcluirque bom gostou! Já fiz as correções dos ingredientes. Muuuiiiiito obrigada!!!
Bjs