10 Dicas Sobre o Uso de Shampoo e Condicionador





Recebi um e-mail bem interessante da equipe de divulgação responsável pelo relançamento da marca Neutrox (lembra minha infância) sobre questões bem gerais relacionadas a shampoo, condicionador e cuidados com os cabelos. As respostas são diretas e bem explicadinhas, vale a pena dividir com vocês.

Para conhecer todos os lançamentos da Neutrox visite o site e o facebook da marca.


Perguntas e Respostas

1. Qual é o pH ideal de um shampoo?
O pH para um shampoo de uso diário está entre 5 e 7, para abrir as escamas do fio e promover a limpeza. Se o pH for maior que 7, as cutículas se abrirão ainda mais. É o caso dos shampoos anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os resíduos oleosos, poeiras e cosméticos depositados sobre os fios. No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o pH ideal para o shampoo deverá ser ácido para promover uma limpeza adequada.

2. Quais os benefícios de um shampoo sem sal?
Usualmente, os shampoos que falam que são sem sal, na verdade, são sem cloreto de sódio, o sal mais comum utilizado nas formulações como espessante e para fazer espuma. Não existe nenhum dado cientifico referente aos danos que podem ser causados pelo cloreto de sódio se usado na proporção correta. O que as pessoas que utilizam os produtos com sal alegam é que sentem seus cabelos mais ressecados e consideram que um produto sem sal proporciona um cabelo mais tratado e os processos químicos duram mais tempo.

3. Por que é preciso enxaguar bem o shampoo?
O shampoo ideal limpa sem agredir os fios ou o couro cabeludo, e deve ser facilmente enxaguável. A função básica de um shampoo é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. Como a formulação contém ativos adstringentes, devemos evitar deixar resíduos de shampoo.

4. Por que é importante aplicar o condicionador após o shampoo?
É o condicionar que vai estabilizar o pH do fio, por ser mais ácido que o shampoo. Sendo assim, é importante o seu uso em todos os tipos de cabelo, para fechar as cutículas, reter a coloração e prolongar a ação das químicas transformadoras. 

5. Por que é necessário deixar o condicionador agir nos fios por alguns minutos antes do enxágue?
Para que ocorra a reação natural de absorção do produto e fechamento das cutículas, estabilizando o pH dos fios.

6. É indicado pentear os fios com o condicionador durante o banho?
É indicado iniciar o processo de desembaraço no banho com o movimento dos dedos através dos fios. A maior agressão aos cabelos é realizada pelo pente. O adequado, para manter os fios sempre saudáveis, sem que eles se quebrem e também para evitar o aparecimento do frizz, é penteá-los cuidadosamente após o amaciamento com o uso do condicionador (iniciando no banho). Os efeitos podem ser potencializados com a aplicação do creme de tratamento e do creme para pentear.

7. Até quem possui cabelo oleoso ou misto precisa usar condicionador? Em caso positivo, quais as razões?
Não é porque o cabelo é oleoso que não precisa ser condicionado e hidratado. A modificação de pH durante a lavagem com shampoo ocorre da mesma forma. Por isso, é necessário estabilizar para o pH ideal com o uso de condicionadores, inclusive manter a hidratação com frequência mas, nunca passar o produto próximo à raiz.

8. Qual a diferença de creme rinse e condicionador?
Creme rinse é uma expressão americana para “creme de engue”, apesar da função do creme rinse e do condicionador ser a mesma, a formulação do antigo creme rinse era mais básica. O condicionador apresenta uma formulação mais concentrada, mais rica em ativos que proporcionam não apenas um efeito condicionante, mas benefícios para cada ocasião, tipo e condições dos cabelos, principalmente quando apresentam danos por causa de tratamentos químicos ou da ação do sol.

9. Qual a diferença entre condicionador e creme de tratamento?
O creme de tratamento e o condicionador são dois produtos com funções diferentes. O primeiro tem mais concentração de ativos e pode ser aplicado durante o banho após o shampoo, mecha a mecha, e aguardar três minutos. E também pode ser utilizado com uma touca térmica, quando deixamos agir por mais tempo nos fios.  Se o cabelo estiver mais ressecado, utilize-o de duas a três vezes na semana. Se o cabelo tem a raiz oleosa e as pontas secas é indicado utilizar o creme de tratamento apenas nas pontas, toda vez que achar necessário. Após o uso, pode-se utilizar uma quantidade de condicionador, para ajudar a equilibrar as cargas negativas e fechar as cutículas.

10. Como funciona a proteção do filtro solar no cabelo?
A radiação UV além de causar danos à pele também danifica os cabelos. O principal efeito é sobre os aminoácidos, presentes na queratina do fio. A sensação é de cabelo desidratado, ressecado, quebradiço e opaco. A utilização do filtro solar, combinado com a tecnologia da formulação, forma um filme protetor que reveste os fios e age como uma barreira contra a ação dos raios UV.



1

Um comentário:

Adoro quando vocês comentam!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Frescuras Essenciais © Copyright 2011 | todos direitos reservados|. Feito por Laysa Layout.