Inicio Quem escreve Contato Face Siga-me Youtube Contato Instagram Image Map

Unhas com ou sem cutículas?


Na nossa cultura a resposta é fácil: sem cutículas, é claro! Mas nem em todos os lugares esse comportamento se repete (aliás, são poucos que tem esse hábito).

Você já deve ter ouvido falar que remover as cutículas não é saudável. Elas são a proteção das unhas, evitam a entrada de bactérias e outros 'micro seres' que podem causar doenças, alergias, micoses e outras coisitas que não queremos ter. Além desse risco, as unhas podem se tornar mais fracas (principalmente as que já tem essa tendência) já que a remoção das cutículas é entendida pelo nosso organismo como uma agressão.

Eu resolvi que não vou tirar mais minhas cutículas. Sinceramente, já resolvi isso outras vezes e não deu certo. Mas agora já estou nesse desafio há mais de um mês, por isso resolvi contar. Pra ser muito honesta, apesar de concordar e achar importantes todas as questões relacionadas a saúde que eu citei acima, esse não é meu principal incentivo. O que acho melhor de tudo é a praticidade mesmo!! Fazer as unhas em casa sem precisar passar pela fase chata de tirar as cutículas é bom demais!!

Já disse muuiiitas vezes que minhas unhas são fracas, quebram a toa e tem péssima aderência quando são pintadas. Raramente meu esmalte dura mais que 2/3 dias (independente da marca e do preço). Isso desanimava muito, imagina ter que ir a manicure 3 vezes por semana, além de não ter tempo pra isso, também faltaria dinheiro!! Foi assim que comecei a fazer as unhas em casa.

Estou seguindo as dicas da Daniele Honorato do site Unha Bonita (já falei várias vezes dele aqui, inclusive nas outras tentativas) e testando outras coisinhas também. O grande segredo é a hidratação. Cutícula hidratada é cutícula bem cuidada! Mas não significa que é fácil, tem que ter paciência pra ver a unha feinha no começo, quando a cutícula ainda está grande.

Essa foto é da primeira semana, quando ao invés de usar o alicate, eu tirei o excesso de pele com a espátula e empurrei o restante. Hidratei com óleo, deixei um tempinho, depois lavei as mãos e passei base.




Reparem que as unhas tem tamanhos diferentes, afinal nunca sei qual será a próxima a quebrar!! Nas primeiras semanas evitei usar esmaltes pra não me incomodar com a quantidade de cutícula. A primeira semana não é a mais difícil, porque tinha feito as unhas 'a moda brasileira' há pouco tempo, ou seja, ainda não tinha tanta pele assim.

Dá uma olhada nesse ANTES e DEPOIS:





A principal diferença é no cantinho das unhas. Eles ficam super ressecados e várias vezes aparecem aqueles espigões, uns pedacinhos de unha ou pele que ficam 'pra fora', esses podem ser retirados com o alicate (só esses).

Mais de um mês depois de iniciar essa última tentativa, estou feliz e satisfeita. As cutículas ainda não estão 'desaparecidas', mas já ficam bem mais comportadas e menores. Imagino que ainda preciso de uns 2 meses pra ficarem beeem discretas.

Vou fazer outro post contando sobre os produtos que estou usando e com fotos atuais das unhas, senão esse ficaria gigante!

E você, já tentou parar de tirar as cutículas?


6

6 comentários:

  1. Eu também não tiro mais as cutículas, fazem mais de 6 meses.Elas ainda me incomodam as vezes, pois nem sempre lembro de hidratá-las. Mas as unhas ficaram bem mais fortes, o que faz eu não desistir.

    Tem um sorteio no meu blog, se quiser participar está convidada.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Também estou tentando!
    Mas não é fácil mesmo!
    Vira e mexe me pego cutucando com o alicate rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meninas!! Minha esperança é que elas fiquem fortes como a sua, Vi, e de quebra eu tenha menos trabalho na hora de pintá-las!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, tbm não curto mais tirar cutícula não. Depois que eu soube que tira a proteção da unha, parei. Estou há quase 1 ano sem tirar...super tranquilo! bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a ter compulsão por remover as cutículas... era uma coisa quase TOC mesmo... até que elas inflamaram terrívelmente, claro, e foi duro de sarar... hoje não faço mais isso. Tem aí uns 2 anos que não tiro as cuticulas. Só limpo as unhas e renovo o esmalte. Super-tranquilo, e bem mais rápido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jane!

      Eu ainda não consegui parar!! Mas também não tenho tentado com muita disciplina...

      Alguma dica especial para cuidar das cutículas?

      Bjs e volte sempre!!!

      Excluir

Adoro quando vocês comentam!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Frescuras Essenciais © Copyright 2011 | todos direitos reservados|. Feito por Laysa Layout.